![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3fh-QMkCHp_kJDC3G0M0RYkzETmpJi_P3dTInvmnNoqpDohMoS-dth4iPKieJaVHhPxKDrY-4vIDKHFvAKkjGPrANwSWY-bw3WkwdlsrtsayUMWWvaP3nWK5JG25EsHskMsYHlmZR8xU/s320/paula-theotonio-1.jpg)
sábado, 21 de julho de 2018
BLOG LELSON SANTOS;Câmara de vereadores aprova projeto de lei que torna o doce de leite patrimônio-cultural e imaterial de Afrânio, PE
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3fh-QMkCHp_kJDC3G0M0RYkzETmpJi_P3dTInvmnNoqpDohMoS-dth4iPKieJaVHhPxKDrY-4vIDKHFvAKkjGPrANwSWY-bw3WkwdlsrtsayUMWWvaP3nWK5JG25EsHskMsYHlmZR8xU/s320/paula-theotonio-1.jpg)
BLOG LELSON SANTOS;Ultraleve cai e explode na Zona Oeste do Rio; há vítimas
BLOG LELSON SANTOS
Um ultraleve caiu nas imediações do Clube CEU, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, na tarde deste sábado (21). Informações preliminares afirmam que os dois ocupantes da aeronave morreram.
Segundo relatos nas redes sociais, o ultraleve bateu em um barranco a poucos metros logo após decolar do aeroclube.
Bombeiros do Quartel de Santa Cruz estão no local.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF_Q-xtcs6u0WWkLIIrHh0fl2cjdLjwliENpH1v_1RFdHuzFFusTqe7MNQz8m6vbfR4T-vZdqgmoqGfmCvL2Eo2ekEQ8SJknwEzj30PfbOlvOuZq8sFysgopOj8IdqxWXf_FR5r6zEoEg/s320/21ultra1.jpg)
BLOG LELSON SANTOS;Pernambuco fecha mais de 10 mil postos de trabalho no primeiro semestre de 2018
BLOG LELSON SANTOS
Por G1 PE
20/07/2018 18h44 Atualizado há 20 horas
Indústria da transformação é um dos setores que mais contribuíram para o fechamento de postos de trabalho em Pernambuco (Foto: Fiems/Divulgação) Indústria da transformação é um dos setores que mais contribuíram para o fechamento de postos de trabalho em Pernambuco (Foto: Fiems/Divulgação)
Indústria da transformação é um dos setores que mais contribuíram para o fechamento de postos de trabalho em Pernambuco (Foto: Fiems/Divulgação)
Nos primeiros seis meses de 2018, Pernambuco teve 184.595 demissões e 173.840 admissões, o que resultou em 10.755 postos de trabalho encerrados. No acumulado do primeiro semestre deste ano, o Brasil gerou 392.461 empregos com carteira assinada. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho.
No estado, a indústria de transformação foi a principal responsável por causar a variação negativa de empregos, já que houve 15.747 vagas fechadas de janeiro a junho deste ano. Em segundo lugar, está a agropecuária, com o fechamento de 5.418 postos de trabalho.
O comércio vem em terceiro lugar, com o encerramento de 2.346 vagas no primeiro semestre deste ano, seguido pela construção civil, que teve saldo negativo de 1.016 empregos no período citado.
Dados de junho
Em junho de 2018, Pernambuco fechou 431 vagas de emprego com carteira assinada. Ao todo, foram registrados 26.335 admissões e 26.766 desligamentos no estado, gerando uma variação negativa de 0,04%. No Brasil, houve 661 desligamentos no referido mês.
O setor mais impactado em Pernambuco foi o da construção civil, que fechou 747 vagas em junho deste ano. O comércio, outro setor impactado no estado, teve 190 postos de trabalho encerrados. Nesse segmento, o único subsetor impactado foi o do comércio varejista, que teve decréscimo de 333 vagas. Houve acréscimo de 215 vagas no setor de serviços.
Entre os municípios pernambucanos com mais de 30 mil habitantes, Santa Maria da Boa Vista, no Sertão, foi a cidade que teve o pior saldo de empregos. Houve dez admissões e 51 fechamentos de postos de trabalho no referido mês. A variação negativa foi de 4,64%.
O melhor saldo foi registrado em São Bento do Una, no Agreste, que teve 149 contratações e 69 demissões, com saldo positivo de 80 vagas, o que representa variação de 2,37%.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmPlq_kVQSeuyzi6WaGJhEfG1wvT7hWqfWoV4k3TltVU9yrpEwX2McHih8t3wxPt-qzmLsJ5EEqr4S-pNx37OAEColFEAtDgXjkmOHnnkI82LyGck0iihMHAD4de7nCkabU8cr_0H-U5w/s320/foto_emprego.jpg)
BLOG LELSON SANTOS;Novo avião gigante da Airbus, Beluga XL faz primeiro voo na França
BLOG LELSON SANTOS
Avião Airbus Beluga XL fez primeiro voo na última quinta-feira (18), na França (Foto: Regis Duvignau/Reuters)
O novo Beluga XL, o avião de carga da Airbus em forma de "baleia sorridente", realizou seu primeiro voo de teste na última quinta-feira (19) na região de Toulouse, no sul da França.
O Airbus A330-743 Beluga XL servirá para transportar as peças da maioria dos aviões da gama Airbus dos diferentes locais de produção do grupo europeu (situados em vários países, como Alemanha, Espanha e Reino Unido) até a fábrica de Toulouse, onde a montagem é realizada.
Pilotos comemoram o primeiro voo do Airbus Beluga XL, na França, na última quinta-feira (19) (Foto: Regis Duvignau/Reuters) Pilotos comemoram o primeiro voo do Airbus Beluga XL, na França, na última quinta-feira (19) (Foto: Regis Duvignau/Reuters)
Pilotos comemoram o primeiro voo do Airbus Beluga XL, na França, na última quinta-feira (19) (Foto: Regis Duvignau/Reuters)
A aeronave substituirá progressivamente a atual Beluga ST a partir de 2019 e "faz parte de nosso sistema de produção", indicou Bertrand George, diretor do programa Beluga XL, detalhando a rede de fábricas europeias envolvidas no quebra-cabeça da Airbus, mas que "só estão a duas horas de voo de Toulouse".
"Todos os aviões da Airbus, com exceção do A380, que tem seu próprio modo de transporte, passam duas horas no Beluga", detalhou George.
Parece uma baleia?
A semelhança do Beluga XL com a baleia branca de mesmo nome se acentuou com os olhos do cetáceo e um grande sorriso pintado na parte da frente do avião, uma decoração decidida pelos funcionários do grupo em uma votação.
O programa, lançado em 2014, prevê a construção de cinco unidades XL. A primeira estará operando em 2019.
Para realizar esta aeronave de 18,9 metros de altura, 63,1 metros de comprimento e cuja fuselagem tem 8,8 metros de diâmetro, os engenheiros partiram de "uma base de A330, da qual modificamos as asas, os motores e a parte inferior da fuselagem", detalhou George.
FONTE G1
"É uma plataforma excelente, uma base robusta", ressaltou, lembrando que centenas de A330 voam diariamente pelo mundo.
Segundo o diretor do programa, o novo avião era necessário para a produção do novo avião de longo alcance A350 XWB, de última geração, que requer materiais compostos.
"Hoje transportamos as asas do A350 XWB uma por uma, amanhã as transportaremos de duas em duas", destacou George.
O voo de teste durou quatro horas e o Beluga XL sobrevoou os Pirineus e parte do Mediterrâneo antes de voltar a Toulouse.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNPKZaqOEzGneH2CO8Ufaje_O4DKWvwnc781QUvJsqW5ajxhAoKqA9pMiWpiPZdEgUAHgmShcZTmNzECWREDCgPdBqjEDeracvgZidQoL7gqnhqK-kvmdr-d2VM7xkz8Jfe2V5iWowVq8/s320/2018-07-19t134443z-925039617-rc1ee600aee0-rtrmadp-3-airbus-belugaxl.jpg)
BLOG LELSON SANTOS;Série C do Brasileirão: Cancão de Fogo tem missão difícil contra Náutico logo mais na Arena Pernambuco
BLOG LELSON SANTOS
A Desportiva Juazeirense tem uma missão difícil logo mais, às 17h. O Cancão de Fogo enfrenta o Náutico, valendo a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. O jogo é na Arena Pernambuco, nos domínios do Timbu.
Com 16 pontos, o time de Juazeiro (BA) é o oitavo no Grupo A e está no limite dos que escapam da zona de rebaixamento. Portanto, um bom resultado nesta tarde é fundamental para as pretensões do Cancão, a três rodadas do encerramento da primeira fase. Já o Náutico está em situação totalmente inversa. Na vice-liderança do grupo, o alvirrubro do Recife tem 23 pontos e quer garantir o quanto antes o acesso à Série B no ano que vem.(Por Carlos Britto)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisKsCiwxzV86mMdWH_C8uTLiPbVzXOflCtZJjrCeuqjw7A93B-oxgA8AzUOZ6tIrvK1kL28O1tydaM8xQo1HI-F61-MoK3WJEvZgo2zGpUvIgh08WbQIuYgnlLAjmyWcdwUulewjBq5wo/s320/juazeirense.jpg)
BLOG LELSON SANTOS;Reunião define estratégia para novo Distrito Industrial em Petrolina
BLOG LELSON SANTOS
Uma comissão formada por representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e da prefeitura de Petrolina deve viabilizar estudos técnicos para construir no município um novo distrito industrial. A proposta surgiu durante reunião no gabinete do prefeito Miguel Coelho, nesta sexta-feira (20), e é considerada estratégica para a revitalização do parque industrial da região.
O encontro foi marcado com o objetivo de entregar ao prefeito as chaves da antiga sede da Federação, que foi transferida para o prédio do SENAI, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no bairro Vila Eduardo. Na reunião, o diretor administrativo da FIEPE, Felipe Coelho, enfatizou a importância que prefeitura teve ao ceder um espaço para a entidade, no Centro de Convenções, e que volta a ter a partir da iniciativa de criar o novo distrito, com gestão compartilhada.
“Vamos nos reunir outras vezes, em Petrolina e Recife, com representantes da prefeitura e da consultoria Ceplan para estudarmos a viabilidade econômica, jurídica, ambiental, social e de financiamento do próprio projeto”, diz Felipe. “Com esses estudos, iremos analisar de que forma a FIEPE, CNI, o município e outras instituições podem contribuir para a instalação do espaço”.
A nova zona industrial está prevista para ser instalada numa área municipal do Núcleo 9 do Projeto de Irrigação Nilo Coelho. Segundo o prefeito, o apoio do empresariado e das instituições é essencial para que a iniciativa seja concretiza já nos próximos anos. “O distrito será uma realidade apenas se conseguirmos contar com as parcerias. A prefeitura não pode bancar tudo isso sozinha e estou bastante contente com a disposição de ajuda que a FIEPE tem demonstrado”, afirmou Miguel Coelho.
Visando promover a produtividade da indústria e a qualificação dos gestores, funcionários e empresários da região, a Federação instalou em 2014 sua primeira unidade no interior do estado, a regional Sertão do São Francisco, localizada em Petrolina, com abrangência nos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. De acordo com o diretor Albânio Nascimento, nesse período, “mesmo com o país em crise política e econômica”, a unidade conseguiu fortalecer a indústria local, preparando-a competitiva e tecnicamente. “Isso nos deu credibilidade diante de todos os órgãos públicos e é, por isso, que fomos acionados para ajudar na elaboração dos estudos técnicos junto à prefeitura”, afirma.
Para o vice-presidente da entidade, Rafael Coelho, Petrolina tem ainda um potencial pouco explorado nesse setor da economia e as casas de ensino técnico do Sistema FIEPE são mais uma maneira de a entidade colaborar para o desenvolvimento do Sertão pernambucano. “Através dos braços SESI e SENAI, a FIEPE vem buscando capilaridade para defender a indústria, a livre iniciativa, a geração de empregos e a competitividade comercial”. O gestor diz que a Federação pretende ser proativa na elaboração dos estudos para o novo distrito industrial. “O projeto é muito importante para o interior do estado, portanto, nossos representantes na comissão serão qualificados, tendo inclusive experiência na área”, concluiu.(Fonte: CLAS Comunicação)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5LesZl3DTNnhvgdyQliKG0aKrGTzE1Hfqz5P1rRvpFwzuMxKGe7chevH6MfuVUAtK4KDuLlxISXzIy77TULFsK27iEhyphenhyphenirkh6L4Tj3cREM7DgPZ51jWRxsAO1BN_FF9Ur6SQ3EJWmHYQ/s320/distrito.jpg)
sexta-feira, 20 de julho de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)
-
O prefeito eleito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, do PSB, apresentou oficialmente nesta quinta-feira (15), o nome dos secretários que...
-
Quatro jovens foram encontrados nesta tarde de quarta-feira (10/08), próximo a Serra da Santa em uma mata fechada. Segundo informaçõe...
-
Divulgação/SBT Ivete Sangalo ao lado de Silvio Santos no encerramento do Teleton em 2013 REDAÇÃO - Publicado em 1...